Entenda As Diferenças Entre os Principais Vistos de Estudante para os EUA: F-1, M-1 e J-1
- GO CALI
- Sep 11, 2025
- 2 min read

Quando o assunto é estudar nos Estados Unidos, a escolha do visto é uma das decisões mais importantes da jornada. Parece burocracia? É mais do que isso. O tipo de visto que você escolhe molda seu estilo de vida, limitações e oportunidades durante toda a experiência.
Por isso, antes de aplicar, é fundamental entender o que realmente diferencia os vistos F-1, J-1 e M-1. E mais: como essa escolha pode impactar o que você pode ou não fazer em solo americano.
1. Qual visto escolher?
Depende do seu tipo de curso, objetivos pessoais e profissionais e também da sua autonomia financeira. Veja abaixo a diferença principal entre eles:
2. Visto F-1: O Acadêmico Tradicional
Esse é o visto mais comum para quem vai cursar graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado nos EUA. Também se aplica a cursos de idiomas, preparatórios e High School, desde que tenham carga horária superior a 18 horas semanais.
Com o F-1, é permitido trabalhar dentro do campus (até 20h semanais), participar de estágios por meio dos programas OPT e CPT, e levar dependentes com o visto F-1. Porém, o curso precisa ser em uma instituição aprovada pelo SEVP, e você deve comprovar recursos financeiros para todo o período de estudo.
3. Visto J-1: O Intercâmbio Cultural
Ideal para programas de intercâmbio educacional e cultural, o J-1 é usado por quem participa de programas como Work and Travel, Au Pair, bolsas de estudo ou estágios supervisionados em empresas americanas.
Ele permite trabalhar em tempo integral, de acordo com as regras do programa, e viver experiências mais imersivas. No entanto, é obrigatório ter um sponsor aprovado pelo governo americano e, em alguns casos, é exigido que o estudante retorne ao país de origem por dois anos após o primeiro programa.
Mais informações: https://j1visa.state.gov/
4. Visto M-1: O Técnico e Vocacional
Esse visto é voltado para quem vai cursar formações técnicas ou profissionalizantes, como aviação, beleza, tecnologia, culinária, entre outras áreas vocacionais.
Diferente do F-1, o M-1 tem menos flexibilidade: não permite trabalho durante o curso e o estágio só pode ser feito após a conclusão. Além disso, não é permitido trocar de curso ou instituição com facilidade e as mudanças de status migratório são mais limitadas.
5. Comparativo Rápido:
Tipos de curso:
F-1: Acadêmico (universidades, idiomas, high school)
J-1: Intercâmbio cultural ou profissional
M-1: Cursos técnicos e profissionalizantes
Pode trabalhar?
F-1: Sim, até 20h/semana no campus
J-1: Sim, conforme regras do programa
M-1: Não, com exceção de estágio ao final do curso
Estágios (OPT/CPT):
F-1: Sim (OPT e CPT disponíveis)
J-1: Sim, em casos específicos
M-1: Apenas ao final do curso
Sponsor obrigatório:
F-1: Não
J-1: Sim
M-1: Não
6. Como Escolher o Visto Ideal?
Defina seu tipo de curso: É acadêmico, cultural ou técnico?
Avalie seu perfil financeiro: Ter um sponsor muda tudo.
Reflita sobre objetivos futuros: Quer trabalhar? Mudar de status? Continuar nos EUA?
Consulte um especialista: Agências como a Go Cali ajudam você a tomar a decisão mais segura.
Se você sonha em fazer o seu intercâmbio nos EUA, clique no botão aqui embaixo para receber orientação especializada para escolher o visto ideal, aplicar com segurança e viver sua experiência nos EUA com planejamento, tranquilidade e suporte.

