top of page
intercambio 5 passos.png

INTERCÂMBIO EM 5 PASSOS

O que você precisa saber para fazer um intercâmbio para Califórnia?

Quero morar na Califórnia!

E agora? Por onde começar?

Recebemos dezenas de mensagem por dia nos questionando sobre inúmeros tópicos. Por isso, resolvemos fazer uma lista de todas as etapas e tudo que você precisa fazer para realizar o sonho de estudar na Califórnia.

1 –Escola

Primeiro item de todos, você precisa escolher uma escola. Para tirar o visto de estudante você precisa de um documento chamado I-20.  Esse documento é fornecido pela escola assim que você faz a matrícula.​

Para conferir todas nossas escolas parceiras clique aqui

Cada escola tem um processo de matrícula diferente. Basicamente os documentos exigidos são:

– Formulário de inscrição;

– Copia do passaporte;

– Extrato bancário para comprovação de renda:

  • Para escola de inglês $4000 para  cada 6 meses.

  • Para universidades o valor do curso, que é de aproximadamente $6000 para cada 6 meses.

– Comprovante de escolaridade (somente para universidades).

Sobre as taxas de matrícula:

– Cada escola possui uma taxa de matricula diferente, ela varia de $150 a $350.

I-20

Feito a matricula a escola te envia o I-20 documento necessário para aplicar o visto de estudante. Após o pagamento das taxas o I-20 chega na sua casa em 7 dias  Com ele em mãos você pode seguir para o próximo passo, solicitar o do visto de estudante.

2) Visto de estudante

Em resumo você precisa:

– Pagar a Taxa Sevis para o governo americano  $350

– Preencher o formulário DS-160

– Marcar a entrevista e pagar a taxa consular de $160

Resumo das taxas: $350 (Sevis) + $160 (Consular) = $510

Entrevista do visto

Assim que você cumprir os passos anteriores você está pronto para entrevista do visto. Normalmente você consegue data para a semana seguinte. O primeiro passo é ir no CASV onde eles tiram uma foto sua e recolhem suas impressões digitais.

 

O CASV agora tem sede em várias cidades, como Porto Alegre, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Belém, São Paulo, Rio e Recife. Depois disso você marca a sua entrevista no Consulado Geral dos EUA no Brasil, hoje as sedes são no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Na entrevista você deve:

– Explicar quais são os seus objetivos de estudo nos EUA
– Provar que você tem condições financeiras de se sustentar nos EUA. Mostrando uma quantia maior a $5.000
– Mostrar vínculos com o Brasil. Você precisa comprovar que irá voltar para o Brasil depois que o visto foi concedido. Os vínculos pode ser uma carta de liberação do seu empregador ou comprovante de bens como carro ou casa, por exemplo.

Sobre o tempo do visto:

Isso é totalmente incerto e só depende do entrevistador na hora. Pode ser de 6 meses, 1 ano ou até 4 anos. Quem determina é o oficial da imigração na hora da sua entrevista. Ele não te diz no final da entrevista e também não é bom perguntar. Você fica sabendo da validade do visto quando o passaporte chega na sua casa, cerca de 7 a 10 dias depois da sua entrevista.

3) Passagens aéreas   

Com visto aprovado então é hora de comprar as passagens. Não, você não precisa mostrar a passagem no consulado. As vezes eles podem pedir a passagem de volta na imigração quando você entrar nos EUA por isso é sempre bom já ter a passagem de volta.


Melhore site para consultar passagens com melhor preço de todas as cia aéreas juntas.

– Google Flights

Melhor site de promoções


– Passagens imperdíveis

Na hora de comprar passagem fique atento no tempo de duração de voo. Os voos mais baratos as vezes tem duração de 24 horas quase. Fique atento no tempo de conexão entre um voo e outro, tente achar um meio termo de 1h a 2h pra dar tempo caso haja atraso e pra você não ter que dormir pelo aeroporto.
* Passagens para Los Angeles são sim mais baratas, na maioria dos casos. A distância de LA pra SD é de 2hrs. De lá pra cá você pode vir de trem ou ônibus, o que leva de 2:30 até 3hrs.  A melhor opção seria o serviço de translado, você encontra por em média $100.  Para maiores infos sobre translado envie email para contato@gocali.com.br com assunto "translado".

4) Acomodação

Esse é um dos assuntos mais difíceis, encontrar lugar pra ficar.


O valor varia de acordo com cada localidade, então vamos fazer um resumo rápido das áreas. Para entender mais sobre os bairros leia nosso post 

Áreas

Point Loma – Em Point Loma você encontra custo de moradia mais em conta, em torno de $450 um quarto compartilhado. O condomínio mais famosos por lá é o Stonewood.
Em Point Loma você tem toda estrutura necessária lojas, supermercados, rotas de ônibus. Só não tem praia.

Pacific Beach – O meu lugar preferido é uma das praias mais conhecidas por aqui. É onde esta localizado bares, noites além de contar com ótimo estrutura de supermercado lojas e restaurantes. O valor de um quarto compartilhado fica em torno de $600. Condomínios mais famosos: PlazaBay Pointe  e Avalon.

Ocean Beach – Bairro mais tranquilo, também de praia conhecido como bairro dos Hippies. Também é onde tem a Dog Beach, praia exclusiva para cachorros. A estrutura de supermercado restaurantes não é tão boa. O valor fica em torno de $500 a $600

Donwtown – O centro de San Diego também é um bom lugar pra morar, é bem estruturado com rotas de ônibus pra todos os lugares, restaurantes, shopping e supermercado. O lado ruim é que não tem praia. O valor pra morar lá não é tão caro se você não optar por residências estudantil. Lá você encontra quartos para casais por $900.

Existem alguns grupos no Facebook onde a galera divulga vaga nas suas casas. É uma ótima opção pra quem quer economizar porém a divulgação é feita com um prazo curto é difícil achar uma vaga pra daqui 1 ou 2 meses. Normalmente a entrada é imediata.

Temos parceria com algumas acomodações. Para maiores informações envie email para contato@abasecalifornia.com com assunto "acomodação" que nós ajudamos em todo o processo, ou acesse nosso post acomodação para ver com quais repúblicas trabalhamos.

5) Dinheiro

Muitas pessoas nos perguntam como levar dinheiro, a nossa dica é traga uma boa quantia em dinheiro vivo, para evitar gastos como taxa de envio.  Chegando aqui abra conta em um banco local e deixe seu dinheiro lá. Para abrir conta você só precisa do seu passaporte é bem simples. Indicamos o banco Wells Fargo, você pode falar com o Thiago Garcia, ou Fábio Souza, eles são brasileiros e podem te ajudar com tudo, e o melhor, em português.


Para transferência de dinheiro, existe um site chamado Western Union,  em termos de taxas é um dos melhores.

Outra opção é o Travel Money cartão de débito que você faz do Brasil. Você consegue vincular a uma conta e fazer a transferência do dinheiro. Consulte o banco que você tem conta quase todos os bancos tem essa opção. Uma dica, dê preferência a bandeira Visa do que Master e American Express. Visa é aceita em todos os lugares as outras há algumas exceções.

Em nosso post "Como enviar dinheiro para os Estados Unidos"

Para saber mais sobre o custo de vida aqui acesse o nosso post Custo de Vida em San Diego.

Caso ainda tenha dúvidas, por favor envie um e-mail para contato@gocali.com.br

Nós vamos te auxiliar a realizar a viagem da sua vida!

btn.png
GOCALI.jpg
bottom of page